terça-feira, novembro 15, 2005

Somos amigos...

Os meus dois melhores amigos, são duas das coisas mais importantes para mim!
São duas pessoas diferentes e estão unidos a mim de igual modo, como o amor ao pai e à mãe que não dá para distinguir de qual se gosta mais. Formam comigo, cada um, uma aliança, uma aliança que durará para sempre, mesmo no caso duma separação fisica, temporal, geográfica ou até mesmo uma zanga!
São dois homens, unidos a mim cada um por um laço de uma relação meticulosa e misteriosa a que se chama, em linguagem comum, amizade.
Porque são diferentes de mim, completam-me! É isso que a amizade entre homens tem e que uma paixão, por mais ardente que seja, ou mesmo uma proposta, por mais milionária que seja, não consegue separar e isso é muito raro na vida!
Na nossa "aliança" de juventude, tudo o que me falta a mim, completa-se num deles e vice versa e é bom sentir essa segurança pois conseguimos viver muito mais tranquilamente sabendo que temos, eu em cada um, aquele porto seguro que me dá abrigo e me equilibra na vivência.
"Somos amigos e esta palavra tem um significado, cuja responsabilidade só os homens conhecem". (Sándor Márai)
Não somos companheiros, compadres ou camaradas. Somos amigos e não há nada nesta vida que possa compensar uma amizade como estas. É impossivel não sentir o toque silencioso desta amizade que me une a eles.
É uma amizade que nunca levará a uma quebra definitiva da mesma, pois por pior pecado que cometam contra mim, estarão sempre cá cravados com a tal marca, o tal toque da amizade. É o que se sente, um grande nó no coração ao ser traido por um amigo, só que esse nó, esse grande aperto não é raiva (pode até ser ao inicio) mas antes uma imensa tristeza por não conseguir deixar de se ser amigo e que ao longo do tempo se desvanece.
Obrigado Nuno e Pedro por serem tão fieis a esta amizade que sou eu, não sabem o quanto agradeço a Deus ter tido a oportunidade de vos "apanhar" no meu caminho, fico-vos eternamente grato por tudo o que dão por terem e dão por não terem!Somos amigos e adoro que me completem...Obrigado.
(Muito baseado no livro "As Velas Ardem Até Ao Fim" de Sandór Márai)

8 comentários:

Anónimo disse...

Tomás, tudo o que escreveste me tocou muito!! Até porque o que escreveste é exactamente o que eu penso sobre a AMIZADE!! Eu tambem agradeço, tanto a ti, como a Deus, em te ter na minha vida, apesar de achares que eu n falo muito com ELE...Obrigado, por partilhares a tua vida comigo, se tenho muitas duvidas na vida, umas das poucas certezas é que até ao fima das nossas vidas, estaremos ligados e unidos na amizade para sempre!!!

Grande abraço e obrigado por me ajudares a ser feliz!!!

Anónimo disse...

Como podes ver, este teu "amigo" magnata, não é amigo, e é muito mal formado, se ele pensa que te pode comprar com dinheiro, está muito enganado, a AMIZADE não se compra, ganha-se....(que polémica), este senhor que se preocupe com as suas criancinhas....(possivelmente veremos um dia destes, num jornal, tipo 24horas, este senhor a ser indiciado pela PJ....é o sistema...)lolol. Só tenho a dizer a este senhor, que tem muita falta de sensibilidade, que dentro dum coração tão grande como o do nosso amigo Tomás, cabemos nós os 2 e muito mais, porque é mesmo muito grande!!!

Grande abraço aos dois, mas um especial ao meu melhor AMIGO!!!

P.S.- Eu viu-o primeiro!!!:Phhehehehe

Anónimo disse...

Tomás...Meu GRANDE AMIGO!! Depois de estas agressoes verbais por parte do seu outro...nem sei k chamar, "conhecido"...O que quero deixar aqui bem expresso é que esta amizade nada nem ninguem irá abalar...deixa os papagaios falarem....GRANDE ABRAÇO para a minha ALMA GEMEA!!!;)

P.S.- Saúde a esse senhor papagaio....(ATENçÃO, NÃO O DEIXEM APROXIMAR DE CRIANCINHAS...)

Anónimo disse...

Realmente o hipólito já me tinha dito que o menino pedro e ele andavam à "luta". Disse também que tava muito à frente do pedro nos seus comentários...Ora bem, eu acho que tão os dois exactamente no mesmo ponto logo a partir do momento em que "discutem" quem é que é mais amigo de quem. So por isso mostram realmente a AMIZADE (e com letras grandes porque sem mesmo que são grandes amigos) que têm uns pelos outros. Acho isso brutal. So as pessoas que vêm de fora é que percebm o quão amigos vocês são. Partilhem as vossas vidas ao máximo e nunca se percam uns dos outros. Um grande beijinho da vossa prima emprestada (em relação ao tomás), maninha emprestada (em relação ao hipólito) e prima preferida (tu sabes quem és...). GRANDE BLOG tomás. Gosto muito de si

Anónimo disse...

Sim priminho eu sei que o menino nunca gostou que eu me desse com estes dois labregos! Mas la teve que ser...Ainda fiz um sacrificio para os aturar. Kidding! Babes eu adoro-vos. Va e escreve mais tomás. Ah...e mais fotografias, porque aquelas que aí tao, tão mesmo brutais.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

E que bom que é ter amigos...hehehe

Anónimo disse...

BOas noites!

São precisamente 00:51 de uma quarta feira , acabei de chegar de lisboa com a cabeça feita em agua .... baralhada,cansada e confusa! hoje mais uma vez dei por mim a pensar na vida que corre a nossa frente e no tempo k n pára nem por um segundo! deves tu estar a pensar o estranho k é eu escrever te um mail...!? poix é ... dei por mim a ler o teu blog , e por meros instantes senti-me estranha.... arrepiada , sei lá! o dom da vida é dado ao Homem por um só Deus! e agradeco isso todos os dias , e fikei pasmada com a tua definição de amizade , pk eu a definiria da mm maneira , n tocaste nem um bocadinho no no valor da amizade quento ao valor material .... simplesmente definiste o sentimental, o fisico! akele que eu axo mais impostante! e se me consideras tua amiga .... agradeço essa definição k acaba por tocar todos os teus amigos certo? n ligues se este mail se tornar confuso nunka tive grande abilidade para escrever ... só mais de falar .... mas vou tentar organizar as ideias e falar sobre varias coisas k tu encaixas prefeitamente.
voltando um bocado a traz no tempo .... sempre tive um bixinho pelos voluntariado , aos meu 15 anos chamaram me para mucambique ... e fiquei em panico , 14 meses fora de casa , era o contrato , n me perguntes de onde surgiu... até hoje n sei , sei que vinha com a minha morada e inderecado com o meu nime, tanto no envelope como no interior .... claro que os meus pais n me deixaram ir .... filha mais nova ..... mimadinha ! sei lá! hoje em dia o bixo percegue-me... mas n sei se é medo insegurança ou certeza de k me vou agarrar demasiado as coisas k por vezes n me entrego o quento gostaria ! mas enfim .... essa é uma historia k ainda vai mexer mto com a minha cabeça! conheco te a alguns anos de vista .... de falarmos n a muito mas tenho que dizer que sempre fui bem "recebida" por ti mm n me conhecendo bem , e hj em dia és um amigo .... assim o considero quando tu partilhas as tuas experiençias....! fico de boca aberta com o teu deslumbrameto ao falares das tuas aventuras ... e nunka com medo ou receio de ter a palavraDEUS na ponta da lingua ! adorava eu k fossem todos assim ... tranparentes e claros para dizer akilo que defendem .... falo tb de mim ... k sou um poço de duvidas e que adorava ser mto mais clara do k akilo k sou !!! é claro k tb n te axo nenhum anjo ou santo , mas isso vai-se conquistando aos bocadinhos!!!!! como axo que ja te disse, quendo recebi o teu mail com a tua experiencia as lagrimas correram me cara a baixo , n por inveja k n a sinto em altura alguma , mas sim por felicidade de ver que conseguiste n só dar mas receber !!!!! defendo k alem de darmos o k temos recebemos mto mais, e ai esta mais uma vez a questão matrial ... para que serve??? PARA NADA!!!! o teu DOM de escrever deixa kk pessoa agarrada a um monitor a "comer" letrinhas minimas k se aparecessem em livros a minha primeira atitude era sem duvida fechar akele monte de folhas e n voltar a abrir !!!! Sabes quendo tu sentes k tudo te foje debaixo dos pés?!?!?!? poix é , é nessa altura k aparece sempre alguma coisa k nos deixa mais animado ... e assim foi o k aconteceu hj, o que aconteceu quendo tavas em cabo verde e falei ctg a correr e te pedi para rezar !!!!! ha tantas coisas em k as vezes nos keremos apoiar e axamos n n ha encosto nenhum , suporte..... cai-me no esquecimento por vezes que tenho 3 bengalas perfeitas para o fim da vida .... os amigos,Deus, e Nossa Senhora .... como diria o Pe.duarte ... um banco de 3 pernas aguenta se sempre em pé!!!!!.



sorry o desabafo ! muitos beijinhos! e fiko a espera de uma resposta para devorar !!!!!
n somos intimos mas axei k podia ter este "esticanso"