Então, dá lá um exmplo desse teu dilema! Tenho aqui outro para ti: Igreja versus Ciência... ahhhhhhhh! Esta aqui é que me lixa!!! Farto-me de pensar nisto mas n quero tomar posições... HELP!
So uma opiniao de um outro anonimo..mas este mt inofensivo!!... Ciencia: a capacidade de, atraves da inteligencia, ir progredindo no conhecimento do mundo e da sua verdade!!... Mas a ciencia, segundo a igreja, e um dom de Deus... sendo Deus Todo Poderoso e acima de tudo.. so Ele tem conhecimento perfeito das coisas..mas como nos ama imensamente quer que participemos desta Sua gloria e assim concede-nos a inteligencia para podermos ir aprofundando a verdade da criacao de Deus e tb ir descobrindo assim o proprio Deus!!... Ou seja a ciencia devera ser um meio, um instrumento para melhor vivermos, na medida em que buscarmos conhecer melhor a Deus e a Sua criacao...assim a ciencia devera servir o homem e nao o homem servir a ciencia!!!!.. e por isto(acho eu).. e q a ciencia e a igreja tem tido tantos desacordos..pq a ciencia tem vindo a afastar-se do seu nucleo original... assim nao acho q a igrja seja contra o progresso nem contra a ciencia... pq a igreja sem a ciencia ficaria mais pobre... e nao teria avancado tanto como tem avancado... mas a igreja e contra a MANEIRA como por vezes se tem usado a ciencia!!!
Aqui fica uma opiniao...
Parabens Tomas pelo blog.. o misto de conversas serias e outras menos.. esta bem conseguido!!!
Caro anónimo que respondeu à pergunta da fé vs. a ciência, obrigado por tão bem fundamentada explicação dada à minha amiga, é bom saber por estas bandas da blogosfera, pessoas com visões e opiniões tão parecidas com as minhas. Não saberia explicar melhor, tou a anos luz de o poder fazer. Obrigado mesmo.
Os primeiros corpos a ser dissecados com o intuito de conhecer o ser humano por dentro, só foram feitos por volta do ano de 1500 e picos, onde se pode descobrir o maior e o menor circuito de circulação do sangue. Esta "pequena" descoberta permitiu que a saúde desse um salto enorme e que as praticas "medicas" desumanas utilizadas ate então cessassem. Razão pela qual esta descoberta foi feita tão tarde? Porque era pecado abrir corpos humanos. A igreja chegou a um ponto na história onde qualquer ideia escrita que não fosse de acordo com o que a igreja defendia era escrito num livro chamdo Index, onde estava disposta toda a literatura proibida pela igreja. Além disso não concordo muito com a ideia de Deus criador. Não quero ter a arrogância de personificar algo impersonificavel. Na minha opiniao, deus não cria nada, deus é. Quero com isto dizer que não sei se concordo muito com o que foi escrito anteriormente sobre a relação entre ciencia e igreja. Acho que são completamente dissociáveis. Na ciencia vejo uma tentativa de compreender este mundo, toda esta materialidade do qual fazemos parte, onde não há verdades absolutas, tudo o que é matéria é mutável. Não acredito que alguma vez se explique deus pela ciencia. Mas a igreja sempre esteve como uma barreira a esse conhecimento, falando em nome de deus mas agindo como homens.
Conhecimento é poder. E a igreja sempre alegou um conhecimento que não tem sobre algo, para poder controlar. Tudo o que a igreja tem são especulações mal fundadas. Daí remeter o assunto para a fé. Ter fé significa acreditar em coisas não explicáveis. Há anos que o sol já não gira à volta da terra.
7 comentários:
Esse dilema pode ser interpretado de várias formas... Dá um exemplo...
Então, dá lá um exmplo desse teu dilema! Tenho aqui outro para ti: Igreja versus Ciência... ahhhhhhhh! Esta aqui é que me lixa!!! Farto-me de pensar nisto mas n quero tomar posições... HELP!
So uma opiniao de um outro anonimo..mas este mt inofensivo!!...
Ciencia: a capacidade de, atraves da inteligencia, ir progredindo no conhecimento do mundo e da sua verdade!!... Mas a ciencia, segundo a igreja, e um dom de Deus... sendo Deus Todo Poderoso e acima de tudo.. so Ele tem conhecimento perfeito das coisas..mas como nos ama imensamente quer que participemos desta Sua gloria e assim concede-nos a inteligencia para podermos ir aprofundando a verdade da criacao de Deus e tb ir descobrindo assim o proprio Deus!!... Ou seja a ciencia devera ser um meio, um instrumento para melhor vivermos, na medida em que buscarmos conhecer melhor a Deus e a Sua criacao...assim a ciencia devera servir o homem e nao o homem servir a ciencia!!!!.. e por isto(acho eu).. e q a ciencia e a igreja tem tido tantos desacordos..pq a ciencia tem vindo a afastar-se do seu nucleo original... assim nao acho q a igrja seja contra o progresso nem contra a ciencia... pq a igreja sem a ciencia ficaria mais pobre... e nao teria avancado tanto como tem avancado... mas a igreja e contra a MANEIRA como por vezes se tem usado a ciencia!!!
Aqui fica uma opiniao...
Parabens Tomas pelo blog.. o misto de conversas serias e outras menos.. esta bem conseguido!!!
Caro anónimo que respondeu à pergunta da fé vs. a ciência, obrigado por tão bem fundamentada explicação dada à minha amiga, é bom saber por estas bandas da blogosfera, pessoas com visões e opiniões tão parecidas com as minhas. Não saberia explicar melhor, tou a anos luz de o poder fazer. Obrigado mesmo.
tomás pimenta da gama
Os primeiros corpos a ser dissecados com o intuito de conhecer o ser humano por dentro, só foram feitos por volta do ano de 1500 e picos, onde se pode descobrir o maior e o menor circuito de circulação do sangue. Esta "pequena" descoberta permitiu que a saúde desse um salto enorme e que as praticas "medicas" desumanas utilizadas ate então cessassem. Razão pela qual esta descoberta foi feita tão tarde? Porque era pecado abrir corpos humanos. A igreja chegou a um ponto na história onde qualquer ideia escrita que não fosse de acordo com o que a igreja defendia era escrito num livro chamdo Index, onde estava disposta toda a literatura proibida pela igreja.
Além disso não concordo muito com a ideia de Deus criador. Não quero ter a arrogância de personificar algo impersonificavel. Na minha opiniao, deus não cria nada, deus é.
Quero com isto dizer que não sei se concordo muito com o que foi escrito anteriormente sobre a relação entre ciencia e igreja. Acho que são completamente dissociáveis. Na ciencia vejo uma tentativa de compreender este mundo, toda esta materialidade do qual fazemos parte, onde não há verdades absolutas, tudo o que é matéria é mutável. Não acredito que alguma vez se explique deus pela ciencia. Mas a igreja sempre esteve como uma barreira a esse conhecimento, falando em nome de deus mas agindo como homens.
Conhecimento é poder. E a igreja sempre alegou um conhecimento que não tem sobre algo, para poder controlar. Tudo o que a igreja tem são especulações mal fundadas. Daí remeter o assunto para a fé. Ter fé significa acreditar em coisas não explicáveis.
Há anos que o sol já não gira à volta da terra.
Mau, mau manel...lol
Enviar um comentário