Há coisas incriveis na linguistica!
Em Portugal dizemos negro, no entanto, nos "States" dizer nigger é uma grande ofensa! Eles lá dizem preto (p.ex. "black people music" e não acham ofensivo)!
Ora bem, se eu que tenho vários amigos pretos, lhes chamar "pretos" eles não se ofendem (tipo: "ó preto anda cá..."). Mas há aqueles a quem faz a maior confusão.
Eu sei que cá, preto pode ser muito mais ofensivo que negro, mas mesmo assim faz me confusão "eles lá" dizerem black e nós não. Se um preto me chamar cor-de-rosa eu não adoro, é certo, até pk sou muito mais branco (ou beije se preferirem) do que cor-de-rosa, mas caguei e andei.
Para mim é mais ofensivo chamar um preto de negro ou de "africano" (quando muitas vezes de africano já só têm os trisavós e a cor que hereditariamente lhes "calhou") do que preto com todas as letras.
Discuti outro dia isto com um amigo preto, dos que não se importam que lhes chamem assim e ele também não percebe o complexo que certos pretos têm com essa denominação. Ele diz que pior ainda, tal como para mim é mau chamarem-me de beije, para ele o pior é chamarem-lhe castanho.
O que eu vim a descobrir é que toda esta história do "preto" ser ofensivo, vem dos tempos coloniais e ainda não "sarou". Eles eram assim tratados e dai o desgosto por esta forma de os chamar. Pois eu vou continuar...se me quiserem chamar branco, beije, cor-de-rosa, caucasiano ou outra coisa qualquer chamem-me!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
O problema não está na cor em si... está na conotação que muitas pessoas lhe atribuem! eu tb nao vejo mal nenhum mas entendo! Há amigos meus q entre eles dizem que são pretos, mas não gostam que alguem de fora lhes chame devido à tal conotação que "preto" ganhou!
beijinhos Filipa SC
LOL tá mta bom ò cor-de-rosa.
Por acaso é um assunto que deixa qualquer um pouco à vontade - acho exactamente o mesmo: quem é preto não se há-de importar com isso da mesma maneira que quem é branco tanto lhe dá como lhe deu qual a côr que lhe chamam. Mas o problema é que parece que sempre que estamos a contar qlq coisa como "Sabem o Luís, aquele preto que..." há sempre alguem que grita "Shiu! Tá ali um!" e pronto... lá se vai o à vontade e a convicção toda...
Enviar um comentário