terça-feira, janeiro 17, 2006

Sou missionário?

http://www.ekincaglar.com/coin/flash-pt.html


Visitem o site e vão perceber o texto…


Sou missionário?
Não sei se me posso considerar missionário, é certo que já fiz dois projectos de acção social de dois meses cada um, nas ilhas da Republica de Cabo Verde, mas depois de ver este e-mail, posso afirmar que fiquei bastante confuso.
No princípio quando me propus a fazer este tipo de projectos, tinha uma imagem utópica de África, cheia de animais selvagens, paisagens lindas, praias e ondas descomunais, uma temperatura tipicamente tropical e bastante pobreza. É certo que grande parte de África o tem, mas o que encontrei em Cabo Verde foi diferente.
Encontrei praias boas, um calor sufocante, algumas paisagens que se podem considerar bonitas, animais selvagens igual a zero e pobreza QB, relativamente a outros cantos de África e ao que estamos habituados a ver no telejornal e nos filmes.

É certo que passei por muitas privações a nível de higiene, esforço físico extremamente elevado e pressão da ausência (nome que arranjei para a falta que sentia de tudo o que para mim era normal na minha minúscula vidinha em Portugal, principalmente a família e os amigos).
Fiz trabalhos que considero importantes, onde toquei e fui tocado mas nunca me considerei um verdadeiro missionário.
Para mim o verdadeiro missionário era aquele que passava que tempos (anos, no mínimo um ano) num local a dar-se aos outros numa de gratuidade e entrega para com os outros, mas sem duvida tinha que ser “o tal”, “o herói” que passava muito tempo no local, o que me fazia “pôr em causa” o trabalho por mim realizado em Cabo Verde.

Depois de ver o e-mail que vos mando e aconselho a ler, percebi que por menor que seja o esforço, por menor que seja o tempo, seja em Lisboa ou nos confins de África, todo este tipo de serviço é missão! Até mesmo aqueles que ou por força maior, ou por preguiça ou mesmo por terem elevada capacidade financeira e só ajudarem com a massa (mesmo que a oferta seja a mínima possível), até esses estão a servir e a ser de certa forma missionários.
Porquê? Porque estamos dispostos (nem que a disposição seja mínima também) a tornar este mundo um bocadinho de nada melhor. E foi depois de ver este e-mail que me choquei, digeri e finalmente me apercebi de tudo isto.
Sem duvida nenhuma que dou graças a Deus por ter posto a ASUL no meu “Caminho”…Obrigado!!!

Já agora, que tal pensares nisto tu também, ajudar não custa, para ser sincero até acabamos por sair de lá mais cheios, já é altura de pôr as mãos à obra…não achas?

É por estas e por outras que gosto de fazer o que faço na ASUL…


Para ver em silêncio.
Para pensar em silêncio
Mas para partilhar…


…e não esquecer!!!


Bjinhos e abraços Tomás P.G.

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente no principio deste mês temos sempre aquelas grandes perspectivas sobre o que havemos de fazer de melhor este ano. Ao ler estes textos sobre acção social fico sempre a pensar no que é que eu realmente poderia fazer para ajudar aqueles que mais precisam e também para me ajudar a mim, porque ao ajudar os outros sinto-me numa paz de espirito impressionante. Na ASUL sentimos isso quando saimos daquelas grandes reuniões e daquelas noites de oração em que pudemos partilhar e rezar com todos aqueles que estão à nossa volta. Temos mesmo que ver em que condições é que outras pessoas vivem e não sermos tão egocêntricos (o que acho que hoje em dia acontece muito) ao ponto de não conseguirmos "desperdiçar" uma horinha do nosso estudo ou de tar com o nosso namorado/a. Obrigada ASUL por me estar a fazer uma pessoa melhor e obrigada também tomás por seres uma das principais pessoas que me ajudou a isso. Hoje LAR...BORA LÁ!