terça-feira, março 28, 2006

"Há no escrever um reter das palavras, tal como no falar um soltá-las..." (Maria Zambrano; 1904-1991)

A estructura base da escrita baseia-se em:
-Solidão;
-Segredo;
-Fidelidade.

Considero que a base da escrita é a solidão, condição básica da escrita. Para a escrita existir tem que existir um romper do fluxo da vida; refúgio; colocar-se à distância; para ponderar/pensar sobre as coisas, sobre o que vivemos ou o que iremos viver, colocamo-nos como espectadores. Esta solidão vem associada à morte. Não à fisica, mas ao romper do fluxo de vida. O passarmos a ser espectadores da vida.

Se nós falamos por que é que temos necessidade de escrever???
Ora bem, a fala tem a ver com a espontaneidade, com impulsividade, com o imediato. Entregamo-nos ao momento, falamos com uma certa pressão, como se reagíssemos a um estímulo, "não conseguimos controlar o que dizemos", o que falamos. "É toma lá dá cá..."

A escrita não. Permite-nos antes, reconciliar o que dizemos/escrevemos com o que pensamos ou já pensámos, enquanto que na fala isto não se verifica. Dizemos o que vivemos, existe uma certa pressão continua das circunstâncias.
Dizemos uma coisa e ficamos aprisionados a essa coisa, ficou dito, é no fundo uma derrota, enquanto que na escrita temos autonomia. (Não sei se me fiz entender).

A necessidade de escrever nasce dessa derrota sofrida sempre que falamos. A palavra está ao serviço do momento (fala) ao contrário da escrita, pois conseguimos libertar-nos do momento.~Escrita é um exercicio que se faz à distância, no silêncio (não o fisico, mas o interior, se ambos melhor ainda). É um exercicio de ordenar e manipular as palavras, é uma actividade mediata (em que há meditação).

Na escrita as palavras ganham peso, perduram no tempo, ganham a momentaneidade das palavras faladas.

Porque é que eu tenho necessidade de escrever??? Porque "o escritor quer dizer o segredo". Não só por puro narcisismo, mas verdadeiramente porque quero descobrir o segredo...agora como e qual...vão ter que esperar que me ponha em solidão para vos conseguir explicar...o mesmo se passa com a tal fidelidade que vos falava no inicio e que considero uma das três regras básicas da escrita.


tomás pimenta da gama

Sem comentários: