sexta-feira, março 26, 2010

Sem Abrigo





"Mais uma vida, que passa a correr.Mais uma ferida, que ficou por ver.Chega à noite no jardim, hoje vai dormir num banco qualquer.Sem amor, sem saída,Esconde o frio numa manta esquecida.Sem calor, já sem vida,Sem saber que chegou o seu dia.
Mais uma história, que ninguém quis ver.
Para quem não olha é fácil esquecer.
Chega à noite no jardim, hoje vai dormir num banco qualquer.
Sem amor, sem saída,
Esconde o frio numa manta esquecida.
Sem calor, já sem vida,
Sem saber que chegou o seu dia.

Sem amor, sem saída,
Esconde o frio numa manta esquecida.
Sem calor, já sem vida,
Sem saber que chegou o seu dia."


Reflexão:
Quando passamos por um sem abrigo, normalmente temos uma de duas reacções possíveis. Viramos a cara e fingimos não ver, como se não existisse! Ou paramos, tomamos atenção, lembramo-nos que está ali uma pessoa que já teve um bilhete de identidade igual ao nosso, que é um ser humano e fazemos algo.
Não podemos ter a pretensão de querer mudar a vida daquela pessoa duma vez, mas o que falta a estas pessoas é a atenção. São pessoas extremamente sós, solitárias.
A nossa importância é sermos especiais no dia dessa pessoa. Termos atenção, perdermos dois minutos a falar com elas e estarmos! Apenas estarmos. Que significa estar a 100%, sem pressas e sem distracções. 2 Minutos fazem a diferença. Que diferença pode fazer no dia destas pessoas...sentirem-se importantes, sentirem-se amadas!

Porque muitas vezes é usado em vícios, custa-nos dar dinheiro?! Tudo bem! Damos uma sopa num café perto.
Custa-nos ver que passam frio ou estão demasiado molhados para passarem a noite em mínimas condições?! Tudo bem! Damos uma camisola que trazemos vestida (temos tantas).
São inúmeras as coisas que podemos oferecer a um sem abrigo que o vão ajudar no imediato e isso importa, mas não nos esqueçamos que o eterno (o que pode fazer diferença ou não no futuro) vale mais e uma palavra de esperança pode fazer ainda mais que uma sopa, um pão ou uma camisola.
Tomás.


2 comentários:

João Silveira disse...

Hoje à noite vou estar com eles, se quiseres vir avisa. Abraços Tó

Cesar Irikawa disse...

Olá, sou do Brasil, gostaria de saber quem canta esta música?