segunda-feira, julho 18, 2005

Almada, estás enganado filho...2

Há sistemas para todas as coisas que nos ajudam a saber amar. Só não há sistemas para saber amar (Almada Negreiros).

Relativamente a este verso, também discordo no sentido em que acredito que a Igreja, Corpo de Cristo ou seja nós mesmos, é o tal sistema que me ajuda a saber amar, mas que neste caso sabe e Ama.
O autor na minha interpretação, julga que não existe um caminho directo para o Amor.
Para mim há! É a Igreja Católica Apostólica Romana.
Foi Jesus que na última ceia e no Pentecostes a instituiu, enviando os apóstolos pelo Espirito e continuando-o, pelos séculos dos séculos, até hoje.
E mais, não há forma mais directa de chegar ao Amor que a Eucaristia diária. Ai está o Amor, de Alguém que, de tão grande, se fez tão pequeno.
Compreendi isto quando começei a ir diáriamente ao Seu encontro na Santa Missa , a St. Isabel às 19h30 ou à Universidade Católica com o Pe. Hugo ao meio dia.
Compreendo que a humanidade tenha dificuldade em acreditar Nisto, pois "...é maior a distância que nos separa de Deus, que a que nos separa de um cão..." (João César das Neves).
Para mim trata-se de um acto de fé. Eu acredito, eu sei!
É por estas razões que não consigo concordar com o autor, apesar de compreender o sentido com que escreve.
Não querendo forçar ninguém, pois acredito que cada um tem o seu "caminho", é isto que tento passar e é isto que tento defender "com unhas e dentes", lembrando-me sempre que a minha liberdade, que é enorme, acaba onde começa a do outro/próximo.

Sem comentários: