terça-feira, julho 12, 2005

Falta de humildade...

Se há coisa que me irrita é ver a falsa humildade das pessoas. Pior ainda ver isso nos meus amigos!
Humildade é saber assumir com "verdadeira verdade" as coisas que sabemos ou não fazer!
Por exemplo, o Cristiano Ronaldo!!!Será que este craque do futebol mundial é humilde? Acho que não! Se lhe perguntam qualquer coisa sobre uma qualquer boa exibição sua, responde que não fez nada demais, apenas trabalha para ajudar a equipa a ultrapassar as dificuldades que se vão apresentando, etc, etc.
Mesmo quando é fundamental para um jogo em que a equipa não corresponde e só ele marca diferença relativamente à sua atitude em campo, realizando "o jogo da vida", ele responde exactamente o mesmo (fazendo parecer decorado).
Falo deste como poderia falar de outro qualquer jogador, mas a realidade é que não percebo porque é que não se assume aquilo em que se é bom?! Isso é humildade também! Agradece-se e diz-se que sim, sem começar está claro com grandes elogios egocentricos, como faz Mourinho. Esse exagera!
Mas no fundo José Mourinho acha que é sem duvida o todo poderoso do futebol, ele não faz por mal, mas um determinado conjunto de situações, campeonatos e prémios, fizeram com que ele começasse a acreditar verdadeiramente que é "indestrutivel".
Humildade é dizerem-me és bom a fazer isto ou aquilo e eu dizer que sim, sou mesmo, obrigado.
Ou dizerem fizeste mal isto ou aquilo e nós respondermos, se for caso, que fizemos o melhor que pudémos, mas realmente não foi suficiente!
Trata-se de assumir!
O problema é que tenho amigos dos dois géneros (Cristiano Ronaldo e José Mourinho).
Uns, "os Cristianos Ronaldos", sendo bons nalguma actividade, disciplina, ou outra coisa qualquer, mostram-se uns coitadinhos e não conseguem assumir que se dão bem nesse campo por julgarem vir a fazer figura de convencidos.
Os outros, "os Josés Mourinhos", acham-se indestrutiveis e completissimos nuns campos quando ainda têm muito que aprender, fazendo a figura (triste) de arrogantes quando às vezes nem o são. Acham-se bons demais para coisas mais pequenas, por julgarem ter atingido um patamar que na realidade ainda não atingiram mesmo.
Qual era o mal do Mourinho vir treinar o Guimarães ou o Setúbal, ou mesmo o Leixões se tivesse a familia a morrer à fome???Nenhum!!!É ai que quero chegar!
Pois, mas tenho amigos que por orgulho não fazem coisas que julgam "mais pequenas" ou menos prestigiantes.
Não sei se me estou a fazer entender, mas é uma coisa que me custa imenso ver nos meus amigos.
Por isso, e apesar de todos saberem como sou, resolvi escrever algumas linhas sobre este tema.
Acho que uma coisa boa em mim, pode ser isso mesmo, perceber no que sou bom e no que sou mau (não desistindo nunca) e assumi-lo sem vergonhas ou falsas modéstias.
Para quem não me conhece, por vezes, faço-me parecer o gajo mais convencido do mundo, mas no fundo sei muito bem "assumir" as coisas boas ou más e esforço-me por tentar ser humilde. Quando alguém que julga conhecer-me bem, me diz que sou convencido, vejo que na realidade ainda não me conhece. Muito do que digo é da boca para fora, mas o verdadeiro "eu" está cá dentro. Eu tenho também que pôr em prática todos estes comentários que fiz nestas linhas, mas conseguir ver isso nos outros é já uma ajuda para o reconhecer em mim e trabalhá-lo.

Sem comentários: